Torta de ricota com goiabada cremosa: A sobremesa Romeu e Julieta perfeita!

4 maio, 2025 | Receitas, Sobremesas

Quer receber nossas receitas antes de todo mundo?
Participe do grupo!

Prepare-se para se apaixonar pela combinação clássica e irresistível da Torta de ricota com goiabada! Essa sobremesa une a suavidade e a leveza do creme de ricota com o doce marcante da goiabada, criando um equilíbrio perfeito que lembra o famoso Romeu e Julieta, mas em forma de uma torta cremosa e elegante.

Fácil de fazer e com um visual lindo, esta torta é ideal para encerrar um almoço especial, para o lanche da tarde ou para quando bate aquela vontade de um doce caseiro diferente e sofisticado. A base crocante complementa a cremosidade do recheio, e os pedaços de goiabada garantem uma explosão de sabor a cada garfada.

Lista de ingredientes

Para a Base:

  • 200g de Biscoito tipo maisena ou maria, triturado bem fino
  • 100g de Manteiga sem sal, derretida

Para o Recheio de Ricota:

  • 500g de Ricota fresca de boa qualidade, bem escorrida
  • 1 lata de Leite Condensado (395g)
  • 1 pote de Cream Cheese (150g) em temperatura ambiente (opcional, para mais cremosidade) OU 1 caixa de Creme de Leite (200g)
  • 3 Ovos grandes
  • 1 colher (chá) de Essência de baunilha
  • Raspas da casca de 1 Limão (opcional, dá um toque cítrico)

Para a Cobertura/Recheio:

  • 200g de Goiabada cascão de boa qualidade
  • 2 a 3 colheres (sopa) de Água (para derreter a goiabada, se desejar)

Modo de preparo

  1. Prepare a base: Triture os biscoitos no liquidificador ou processador até obter uma farofa fina. Transfira para uma tigela e misture com a manteiga derretida até formar uma farofa úmida.
  2. Forre a forma: Pressione essa farofa no fundo e nas laterais de uma forma de fundo removível (aproximadamente 22-24 cm de diâmetro), formando uma base uniforme. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
  3. Pré-aqueça o forno: Ligue o forno a 180°C (temperatura média).
  4. Prepare o recheio: No liquidificador ou processador, bata a ricota escorrida, o leite condensado, o cream cheese (ou creme de leite), os ovos, a essência de baunilha e as raspas de limão (se usar). Bata bem até obter um creme liso e homogêneo.
  5. Prepare a goiabada: Corte a goiabada em cubinhos pequenos. Se preferir uma calda ou um recheio mais mole, leve os cubinhos ao fogo baixo com as colheres de água, mexendo sempre, até derreter e formar uma geleia grossa. Deixe esfriar um pouco.
  6. Monte a torta: Despeje o creme de ricota sobre a base de biscoito na forma.
  7. Adicione a goiabada: Distribua os cubinhos de goiabada por cima do creme, afundando alguns levemente. Se fez a geleia, coloque colheradas sobre o creme e, com um palito ou garfo, faça movimentos circulares para criar um efeito marmorizado.
  8. Asse a torta: Leve a forma ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 40 a 50 minutos. O ponto certo é quando as bordas estão firmes e douradas, e o centro ainda parece ligeiramente úmido (ele firmará ao esfriar). Evite assar demais para não ressecar.
  9. Esfrie completamente: Desligue o forno e deixe a torta esfriar lá dentro com a porta entreaberta por cerca de 1 hora. Depois, retire e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
  10. Leve à geladeira: Após esfriar, leve a torta à geladeira por pelo menos 3 a 4 horas (idealmente de um dia para o outro) antes de desenformar e servir. Ela fica mais firme e saborosa gelada.
  11. Sirva: Desenforme com cuidado e sirva a torta gelada.

Dicas extras

  • Ricota Seca: Certifique-se de que a ricota esteja bem escorrida para não deixar o recheio aguado. Se necessário, deixe-a escorrendo em uma peneira fina na geladeira por algumas horas.
  • Cream Cheese vs Creme de Leite: O cream cheese deixa o recheio mais denso e com um toque levemente salgado (estilo cheesecake). O creme de leite deixa mais leve e aerado. Ambos funcionam bem.
  • Não Abra o Forno: Evite abrir o forno nos primeiros 30 minutos de cozimento para a torta não murchar.
  • Rachaduras: É normal que tortas à base de ricota ou cream cheese apresentem algumas rachaduras na superfície ao esfriar. Isso não afeta o sabor.
  • Goiabada: Use uma goiabada cascão de boa qualidade para melhor sabor e textura.

Sugestões de acompanhamento

  • Sirva pura, pois ela já é completa!
  • Uma calda extra de goiabada derretida por cima, se gostar de mais doce.
  • Uma bola de sorvete de creme ou nata.

A combinação perfeita de queijo e goiabada numa torta cremosa! Esta Torta de ricota com goiabada é uma sobremesa elegante e deliciosa. Você prefere a goiabada em cubos ou derretida na torta? Conte pra gente nos comentários!

Quer receber nossas receitas antes de todo mundo?
Participe do grupo!

Redação Mas Pinhais

Nascemos no Paraná para contar as histórias da nossa gente. Hoje, compartilhamos com todo o Brasil nossas paixões: receitas com memória afetiva, guias de compra para facilitar suas escolhas e dicas de viagem para inspirar suas próximas aventuras.

0 comentários

Deixe um comentário